Cuidados pós cirurgia de transplante capilar

Cuidados pós cirurgia de transplante capilarUma das grandes preocupações estéticas dos homens e mulheres é a queda de cabelos. Isso pode levar a pessoa a ficar com baixa auto-estima, ocasionando em diversos outros problemas.

No momento em que o problema for detectado, o importante a se pensar sobre a queda capilar: causas e tratamento.

Causas

Os motivos que ocasionam a queda de cabelo podem ser vários. Genética, fatores hormonais, estresse, anemia, alterações na tireoide, dieta pobre em proteína, tratamentos estéticos, doenças, entre outros. Todos podem ser cuidados com tratamentos diferentes indicados para cada caso.

Tratamento

É sempre necessário o auxílio de um profissional da área da saúde para indicar a causa e assim prescrever o melhor tratamento. A cirurgia de transplante capilar pode ser uma alternativa para determinados casos.

Pós-operatório

Se for optado por cirurgia, para a recuperação total, é muito importante seguir corretamente alguns cuidados. O paciente fica no hospital por aproximadamente uma hora após a cirurgia e, por ser necessário o uso de sedativo, não é recomendável que a pessoa volte para casa dirigindo. É necessário, também, que o paciente utilize alguns medicamentos para uma recuperação sem maiores problemas.

Entre 24 e 48 horas após a cirurgia, a bandagem curativa já pode ser retirada pela equipe médica e o cabelo pode ser lavado com um xampu especial. Em três dias, a rotina já pode ser retomada, de acordo com orientação médica.

Dormir com a cabeça baixa não é recomendado apenas para os três primeiros dias, assim como tomar banho de mar, piscina, exposição a luz solar e a prática de atividades físicas intensas nos cinco primeiros dias. Os pontos são retirados, em média, até uma semana após a operação, e após 15 dias, o cabelo cai, restando a raiz que dará origem aos novos fios.

A formação de crosta é comum, porém não pode ser retirada. Ela será removida com o tempo, principalmente durante o banho,