Estresse X queda de cabelos

Estresse X queda de cabelosNo momento em que se nota a queda de cabelos, o mais comum é ficar preocupado e procurar causas físicas, como doenças. A calvície acaba sendo a causa mais lembrada nessas ocasiões, porém o estresse pode ser um grande vilão para a saúde capilar.

Perder entre 50 e 100 fios de cabelo é algo normal. No entanto, isso não é algo que deve ser contado, pois, se for um caso de estresse, ficar com mais essa preocupação irá aumentar os efeitos da queda. O problema, portanto, não é a queda de cabelos, mas sim a não reposição dos cabelos por meio do crescimento de novos fios.

 

Efeito do estresse nos cabelos

 

Quando sentimos o estresse, existe um aumento de noradrenalina, que é um neurotransmissor responsável por interromper o crescimento dos cabelos. Há também uma alteração no sistema imunológico, o que causa inflamações no couro cabeludo e prejudica seriamente o nascimento de fios novos e saudáveis.

O estresse também pode comprometer o sistema circulatório periférico, o que afeta de maneira grave a fixação dos fios capilares, além de aumentar o hormônio cortisol (por causa do estresse agudo), que também influencia na queda de cabelos.

O estresse pode ser algo provisório, ou seja, proveniente de uma época mais difícil da vida de uma pessoa, o que faz com que os níveis de tensão fiquem cada vez maiores.

 

Como tratar

 

Infelizmente, não existem remédios ou tratamento específico para a queda de cabelos provocada pelo estresse. O necessário nesse momento é garantir que a pessoa fique calma e procure relaxar para solucionar o problema da maneira mais simples, apesar de não ser tão fácil.

Praticar atividades físicas pode diminuir a ansiedade, além de provocar o aumento de serotonina, que é o neurotransmissor que causa a sensação de bem-estar.

Uma das opções, nos casos mais extremos, é também a cirurgia capilar, que pode transplantar cabelos para as áreas afetadas.

Buscar uma rotina menos estressante é uma forma de evitar a queda dos fios e diversos outros problemas, nem sempre ligados à saúde dos cabelos em específico, mas à sua própria vida.

 

Nenhum comentário Permalink

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>