Aplicação de Botox: tratamento das rugas faciais

A toxina botulínica é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium. No mercado atualmente, existem duas marcas principais de toxina botulínica, o Botox e o Dysport.

O Botox revolucionou o tratamento das rugas faciais. A aplicação de Botox é um dos procedimentos estéticos mais realizados. Sua popularidade ocorre devido sua elevada eficácia e segurança. Além de ser utilizado para o tratamento de rugas, pode ser utilizada para uma série de doenças, como enxaqueca, sudorese e muitas doenças neuromusculares.

botox

A aplicação de botox é utilizada para o tratamento de rugas faciais dependentes da contração muscular. Existem dois tipos de rugas:

1. Rugas dinâmicas: São aqueles que aparecem quando há expressão facial, como o sorriso. A contração do músculo leva ao aparecimento ou exacerbação das rugas.

2. Rugas estáticas: Estas rugas ocorrem devido a diminuição da elasticidade da pele e devido a contração repetitiva da musculatura facial ao longo da vida. Assim, este tipo de ruga está presente mesmo quando não há nenhum tipo de expressão facial. São marcas na pele causadas pela expressão facial.

O botox está indicado para os dois tipos de rugas, embora seja mais eficaz para o tratamento das rugas faciais dinâmicas. Muito embora, também suaviza as rugas estáticas, porém sem a eliminação completa destas.

Qual é o mecanismo de ação do botox?

A toxina botulínica tem a capacidade de bloquear a contração muscular por agir na comunicação do nervo na placa motora. Deste modo, após a aplicação ocorrerá a interrupção do estímulo de contração muscular até que o próprio organismo elimine a toxina da placa motora. Desse modo, o tempo de duração do efeito depende do tempo para a eliminação da toxina botulínica da placa motora. Em média, o botox tem efeito por 4 a 6 meses. Os fatores que influenciam na duração são a dose e a força muscular.

Existe contra indicação na aplicação de Botox?

Apesar de ser uma substância segura, existem casos em que sua aplicação não pode ser realizada:

1. Alergia ao produto, ainda alergia a albumina;

2. Presença de infecção nos locais de aplicação;

3. Nos casos de pacientes com doenças neuromusculares, como a miastenia gravis;

4. Não se deve realizar a aplicação de botox em indivíduos que estejam fazendo uso de medicamentos que também interferem na transmissão neuromuscular, como antibióticos aminoglicosídeos.

5. Gravidez e Lactação.

Como é feita a aplicação?

O botox é utilizado para o tratamento das rugas da testa, rugas periorbitárias (pés de galinha) e para as rugas glabelares (linhas verticais acima do nariz). Já as rugas do sulco nasogeniano (bigode chinês) são tratadas através de técnicas de preenchimento.

A aplicação de botox é realizada no próprio consultório e o paciente pode retornar imediatamente ao trabalho.

É realizado o exame do paciente e identificado quais locais será realizado o tratamento. Antes da aplicação do botox é aplicado um creme anestésico na região em será feito o tratamento.

Após a aplicação, alguns cuidados devem ser tomados com o objetivo de evitar a dispersão da toxina e eventual bloqueio de músculos que não foram programados:

• Evitar deitar-se por 4 horas após a aplicação.
  • Não praticar exercícios físicos após 24 horas da aplicação.
  • Evitar massagear as regiões aplicadas, assim não se deve aplicar cremes no rosto 24 horas após a aplicação. A massagem da região pode levar a dispersão do medicamento.
  • Deve-se contrair a musculatura da região tratada após aplicação com o objetivo de melhorar o bloqueio muscular.

Eventualmente, nos locais de aplicação do botox podem ocorrem pequenas manchas roxas.

Após a aplicação, o bloqueio muscular inicia-se em 24 a 72 horas, sendo que o bloqueio final ocorre em até 21 dias.