Cirurgia íntima: Ninfoplastia

A ninfoplastia (ou labioplastia), mais conhecida como cirurgia íntima, consiste na redução dos pequenos lábios (lábios menores) vaginal.

Observe a figura abaixo e entenda a anatomia da genital externa feminina:

ninfoplastia

Os lábios menores possuem função de proteção, protegendo o canal vaginal e a uretra da entrada de agentes externos. Em algumas mulheres ocorre um aumento (hipertrofia) dos lábios menores, podendo levar a uma série de desconfortos.

As queixas mais comuns das pacientes que possuem hipertrofia de pequenos lábios são dificuldade ou constrangimento no intercurso sexual, dificuldade de higiene local, irritação crônica na pele local, dificuldade no uso de roupas justas e algumas relatam interferência na prática de esportes.

Existe ainda o desconforto estético. Algumas pacientes sentem-se diferentes pelo fato de ter hipertrofia dos pequenos lábios, acham que “aparece pela roupa”, não se sentem atraentes durante a relação sexual.

Não existe um consenso sobre qual é o tamanho normal dos pequenos lábios, mas a maioria dos estudos mostra que o comprimento horizontal, a partir da linha média, é de 4 a 5 cm.

O tratamento do aumento dos pequenos lábios é feito através da cirurgia de ninfoplastia, conhecida popularmente como cirurgia íntima.

Como é feita a ninfoplastia?

Tecnicamente, a ninfoplastia consiste na retirada do excesso de pele e mucosa dos pequenos lábios. Dado importante é que se deve retirar apenas o excesso e não todo o lábio menor. A retirada excessiva dos pequenos lábios pode predispor a paciente a infecções urinárias devido a maior exposição da uretra e ainda dificuldade de penetração, caso ocorra estreitamento do intróito vaginal.

Existem várias técnicas de remoção do excesso de pequenos lábios. A técnica que utilizamos para a cirurgia íntima consiste na retirada de um triângulo na porção inferior do lábio menor e rotação do retalho triangular superior. Observe na figura abaixo: A cirurgia íntima é dividida em 3 etapas:

cirurgia-intima

A primeira etapa consiste na marcação (programação cirúrgica) do excesso de lábio menor que precisa ser retirado.

Na segunda etapa é realizada a retirada propriamente dita do excesso de lábio menor.
E por último, é realizada a rotação do retalho de pele e sutura.

A vantagem desta técnica é que a cicatriz produzida fica posicionada numa prega natural e ainda, esta técnica permite a retirada do excesso lábio menor sem a manipulação do clitóris.

A cirurgia é realizada sob anestesia local e sedação, não havendo necessidade de internação, a paciente retorna para casa algumas horas após o procedimento. O pós operatório é pouco dolorido, a paciente recebe analgésicos e recomenda-se compressas frias para redução do inchaço.

Não há necessidade de retirar pontos, pois são utilizados para a costura fios absorvíveis. Após duas a 3 semanas os pontos caem sozinhos.

Após a cirurgia a paciente deve ficar um mês sem praticar exercícios e o retorno deve ser gradual.

Em geral, após 21 dias a paciente pode retornar a atividade sexual.

Quais os riscos da ninfoplastia?

A ninfoplastia é um procedimento de pequeno porte, realizado sob anestesia local e com rápida recuperação. No entanto, como todo procedimento cirúrgico existe a possibilidade de complicações As principais complicações da cirurgia íntima são: Necrose, infecção, deiscência cirúrgica (abertura de pontos) e hematoma.