Transplante de barba, bigode e costeleta

Com a evolução da cirurgia de transplante capilar e com o domínio completo das técnicas de transferências de cabelo, hoje já é possível a realização de restauração capilar em área de barba, bigode e costeleta.

As principais causas de perda capilar destas regiões relacionam-se com cicatrizes.
Com relação à barba, as causas mais comuns são cicatrizes de acne e cicatrizes de trauma, pois nas áreas cicatriciais é muito comum a ausência de pelos, fazendo com que as cicatrizes fiquem em destaque.

Outro exemplo é o lábio leporino em homens. A cicatriz da cirurgia de reconstrução pode ser camuflada através de um transplante de pelos na área de bigode.

Pacientes que foram submetidos a lifting facial (ritidoplastia) podem apresentar, dependendo a técnica utilizada, um mau posicionamento da costeleta do cabelo devido à cirurgia. Caso isso ocorra, a cirurgia de transplante capilar pode corrigir.

Além disso, o transplante de barba pode ser realizado para o tratamento de falhas na barba. Em algumas culturas, como no oriente, a barba é um símbolo de status, é um sinal de força e virilidade.

Como é feito o transplante de barba?

Os pelos para o implante são retirados do próprio paciente, do couro cabeludo. Alguns casos menores os pelos são retirados da própria barba.

A cirurgia é realizada com anestesia local, tem duração média 1 a 2 horas, dependendo do tamanho da região que será restaurada. Para serem implantados, os pelos são preparados de maneira semelhante ao transplante capilar convencional, ou seja, são implantadas apenas unidades foliculares (link para página unidade folicular). Porém, no caso de barba, bigode ou costeleta, são utilizados apenas unidades foliculares de 1 e 2 fios.

O período de recuperação do transplante de barba é rápido e a cirurgia é pouco dolorosa. Dois dias após o procedimento o paciente já pode retornar ao trabalho. O paciente deve ficar duas semanas sem se barbear. Atividade física pode ser retomada duas semanas após a cirurgia. A exposição solar deve ser evitada por um mês.

Após duas semanas da cirurgia, os fios transplantados caem e apenas voltarão a crescer TRÊS meses após a cirurgia. O resultado definitivo aparece por volta de 8 a 12 meses após o transplante de pelos. O resultado é natural e, caso queira, o paciente poderá se barbear normalmente.