Unidade Folicular

Uma visão ampliada do couro cabeludo revela que os fios de cabelos emergem em grupos. Cada grupo de fios é a porção visível de uma estrutura complexa chamada unidade folicular.
A unidade folicular (UF)é formada por três estruturas principais:

Fio(s) de cabelo
Glândula Sebácea
Músculo Piloeretor

unidade folicular

Essas estruturas estão individualizadas por uma banda de fibras colágenas conhecidas como perifolículo.

O número de fios presentes em cada unidade folicular varia de 1 a 4 fios, sendo que a maioria das unidades foliculares possuem 2 e 3 fios. A densidade de unidades foliculares presentes no couro cabeludo é variável de acordo com a idade, raça e da região do couro cabeludo. Em média, temos 100 unidades foliculares/cm2 o que equivale a 230 fios de cabelo/cm2 (lembrando que cada unidade folicular pode ter de 1 a 4 fios). Uma maneira de estimar o número de fios a partir das unidades foliculares é multiplicar a quantidade de unidade folicular por 2,3.

A unidade folicular é a unidade básica do transplante capilar pois o resultado natural apenas é obtido quando a cirurgia é realizada transplantando unidade por unidade. No passado, na preparação dos fios de cabelos para a cirurgia, ao invés de se individualizar unidade por unidade, os cabelos eram separados em grupos de unidades, fato que produzia uma resultado artificial, que ficou conhecido como cabelo de boneca.

Portanto, para se obter um resultado natural é fundamental que o transplante capilar seja realizando utilizando – se somente unidades foliculares, em todas as etapas da cirurgia.

Nenhum Comentário Permalink

Say something

Your email address will not be published. Required fields are marked with a grey bar.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>